Cantinho do Desconhecido: Wojtek Pilichowski – Um polonês muito louco

Wojtek Pilichowski (não me perguntem como se pronuncia esse nome) é um músico polonês que pode até não ser conhecido por aqui, mas é um “big deal” na Europa. Com uma carreira de mais de 20 anos, ele possui mais de 10 álbuns solo e já fez  inúmeras participações em outras gravações e discos como convidado. Apesar de tocar vários instrumentos, o motivo pelo qual quero apresentá-lo aqui é a sua habilidade e maestria com o baixo.

Sério, mesmo quem não é músico e não tem nem noção de como se toca um instrumento musical consegue ver que este som aqui não é pra qualquer um:

 

Atualmente, Pilichowski tem uma série de projetos paralelos, como  o Rock Loves Chopin, a Pilichowski Band, sua participação na banda de Kasia Kowalska e a minha favorita pessoal, a banda PiR2.

O que eu achei MUITO legal, além da técnica monstruosa desse senhor, é o fato de que ele mistura vários tipos de influências em suas diversas bandas, então mesmo que você não seja tão fã do som grave do baixo, acho que você conseguirá aproveitar as músicas igualmente.

Um bom exemplo dessa mistura da qual eu me refiro é esta aqui abaixo, onde ele mistura música eletrônica com uma pegada mais funk na parte instrumental.

 

 

Para quem quiser saber mais sobre esse doido aí, ele tem este canal no YouTube.